top of page
Artigos e estudos - Onda Verde
Artigos e estudos

A Onda do Conhecimento para um futuro mais sustentável

Conheça algumas reflexões, estratégias e propostas concretas sugeridas para preservação do bioma Mata Atlântica com apoio da Onda Verde.

página 3 de 4

Avaliação de projeto de agricultura familiar em faixa de dutos, Baixada Fluminense, RJ

SIQUEIRA, Manoel Francisco B. de

Dissertação (Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável) – Programa de Pós-graduação de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas, 2009.

Avalia o Projeto de Agricultura Familiar em Faixa de Dutos (PAF Dutos), nos municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias (RJ), fruto de parceria entre a Petrobras, a Transpetro, as organizações não governamentais ITPA (Instituto Terra de Preservação Ambiental) e Entidade Ambientalista Onda Verde.

Desafios para políticas de apoio à agricultura familiar em área periurbana: o caso da cooperativa Univerde - Nova Iguaçu/RJ

LANÇA, Viviane S.

Dissertação (Mestrado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014.

Este estudo se foca na experiência da Cooperativa de Agricultores Familiares Univerde, formada a partir do projeto de Agricultura Familiar em Faixas de Dutos em Duque de Caxias e Nova Iguaçu – municípios da Baixada Fluminense –, em uma parceria entre a Petrobrás/Transpetro e empresas mediadoras, como forma de reutilização do solo, geração de trabalho e renda.

Embalagens compostáveis: uma estratégia para a redução de impacto ambiental

BASTOS, Cláudio R.

Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Metrologia (Área de concentração: Metrologia para Qualidade e Inovação), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2015.

Propõe-se desenvolver uma metodologia para metrificar e monetizar o ciclo de vida de um produto industrial e validá-la pela sua aplicação a um caso real: a comparação entre dois tipos de embalagens descartáveis, copos de matéria-prima de fonte renovável (mandioca) e copos de plástico.

Estabelecimento de espécies florestais nativas da Mata Atlântica plantadas em áreas degradadas no entorno da Reserva Biológica do Tinguá, Nova Iguaçu, RJ

FRANÇA JR, Hercides M. de

Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) – Instituto de Agronomia, Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2013.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o estabelecimento de espécies florestais nativas da Mata Atlântica plantadas em duas áreas degradadas localizadas em mata ciliar no entorno da Reserva Biológica do Tinguá, município de Nova Iguaçu-RJ.

Governança global e redes globais de políticas públicas: atores brasileiros no cenário das mudanças climáticas

SETTE, Ana Tarsila de M. e S.

Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas-RJ, 2010.

O objetivo do estudo é verificar a institucionalização da rede global de políticas públicas voltada à mitigação das mudanças climáticas entre os atores brasileiros relacionados com as políticas de redução e/ou compensação das emissões de gases de efeito estufa.

Onda Verde: exemplo de educação ambiental  na sociedade contemporânea

LUIZ, Diogo José

Monografia (Especialização em Gestão Ambiental) – Instituto A Vez do Mestre da Universidade Candido Mendes.

Estudar a Entidade Ambientalista Onda Verde como disseminadora para as comunidades fluminenses do Rio de Janeiro da importância da educação ambiental na transformação da sociedade contemporânea.

Morcegos Phyllostomidae (Mammalia, Chiroptera) em um remanescente de Floresta Atlântica no sudeste do Brasil: composição de espécies, sazonalidade e frugivoria

GOMES, Luiz Antonio C.

Dissertação (Mestrado em Biologia Animal). Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Animal, Universidade Federal Rural do Rio Janeiro, Seropédica, RJ, 2013.

Este estudo, realizado no Parque Natural Municipal do Curió, Paracambi, RJ, teve como objetivos: listar as espécies de morcegos Phyllostomidae de remanescente de Floresta Atlântica, testar se existe variação sazonal na assembleia desses morcegos e avaliar se a disponibilidade de frutos maduros afeta a abundância, riqueza de espécies e dieta de morcegos frugívoros.

bottom of page