top of page
Soluções Onda Verde
Nossas Soluções

É necessário aumentar o ritmo da conservação ambiental. Os desafios são muitos e urgentes.

Trabalhamos para reduzir o impacto da ação do homem na natureza, harmonizar a atividade humana e ampliar a conservação da biodiversidade, promovendo o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das gerações futuras.

A Onda Verde, no entanto, não faz isso sozinha. Ajudamos a colocar em prática ideias e ações de empresas e políticas públicas, inspirando e contagiando pessoas e comunidades a agir.

Mudanças positivas, sempre!

Nosso trabalho está focado nas seguintes áreas:

Mandala_Soluções2.png

Conheça algumas de nossas soluções para empresas e instituições

PROJETO FLORESTA RIO D’OURO

Restauração de 130 hectares de Mata Atlântica em áreas da Reserva Biológica do Tinguá (Rebio), localizada no município de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro.

Patrocínio: BNDES

 

Download do projeto

Projeto Floresta Rio Douro

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO

AGROECOLÓGICO

O projeto de Desenvolvimento Agroecológico teve por objetivo a capacitação participativa de agricultores familiares em 20 propriedades do município de Mesquita e a formação de Agentes de Desenvolvimento Agroecológico para difusão de experiências com práticas agroecológicas no bioma da Mata Atlântica.

 

Parceria: Sindicato Rural dos Trabalhadores de Mesquita

 

Patrocínio: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae

 

Download do projeto

AGROECOLOGICO_edited.jpg

CUIDANDO DAS ÁGUAS

O Projeto teve como objetivo geral contribuir para a recuperação, a manutenção e a conservação da biodiversidade local por meio de ações efetivas, que possibilitaram a modificação de valores da comunidade, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.

Patrocínio: Petrobras

Download do projeto

Projeto Cuidando das Águas

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A COMUNIDADE MARCILIO DIAS

O projeto teve por iniciativa os preceitos das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o milênio, reunindo atividades de geração de renda, preservação ambiental e preconizando a parceria entre setor público e privado para o desenvolvimento de tecnologias na Comunidade de Pescadores de Marcílio Dias.

Parceria: Município do Rio de Janeiro

 

Download do projeto 

Projeto de desenvolvimento sustentável para a comunidade Marcílio Dias

CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O projeto propôs ações integradas para informação, educação, comunicação, capacitação e inclusão digital em um processo estratégico de prática da sustentabilidade no dia a dia no município de Nova Iguaçu. Apresentou um modelo de Educação Ambiental, que integrou teoria e práticas cotidianas, para a a capacitação de educadores e estudantes da rede pública de ensino, possibilitando maior disseminação de informações relevantes sobre a conservação e preservação do meio ambiente.

 

Patrocínio: ITAU-UNIBANCO

 

Download do projeto  

Projeto_acoes-educativas.jpg

PLANO DE MANEJO - APA GUANDU AÇU

No Plano de Manejo APA Guandu Açu, realizamos levantamento das espécies de fauna e flora, informações geográficas da área, apontando as possibilidades turísticas e de saneamento para a região.

Download do plano

apa_guandu_acu.jpg

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL (CASA CONCEITO)

No Projeto do Centro de Economia Sustentável, a Onda Verde utilizou todas as tecnologias sustentáveis, para construção, funcionamento e manutenção de um espaço que nasceu com a proposta de transformar e estimular o empreendedorismo e a geração de renda.

Primeiro prédio inteiramente sustentável de uma ONG ambiental e o primeiro a ser construído na Região metropolitana do Rio de Janeiro, o projeto inovador foi desenvolvido a partir de containêrs descartados pelo comércio marítimo, o que reduziu tempo, custo e produção de resíduos.

O Centro de Economia Criativa conta com central solar fotovoltaica e eólica para produção de energia, telhado verde, paredes com isolamento térmico e acústico feito com manta de PET reciclada, captação de água de chuva e biodigestor, pisos e revestimentos com selo de sustentabilidade. Em função disso, o prédio é referendado com a certificação Green Building Council Brasil (GBC) de avaliação de prédios sustentáveis.

Patrocínio: Petrobras

 

Download do projeto

Casa_Sustentável.png

PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DA

MATA ATLÂNTICA

O Programa de Conservação da Mata Atlântica de Paracambi realizou, nas duas fases do projeto, ações voltadas para o fortalecimento da preservação e recuperação da Mata Atlântica, tendo como base metodologia participativa que envolveu diversas esferas do poder público e das comunidades.

Parceria: Município de Paracambi 

 

Download do projeto

Programa de conservação da Mata Atlântica - Onda Verde

NAS ONDAS DO CAPIVARI

O projeto teve por objetivo a recuperação e preservação da mata ciliar nas margens do rio São João e da nascente do Bananeira, promovendo a melhoria da qualidade das águas e da vida da população; o fortalecimento do modelo de gestão ambiental municipal; a preservação da biodiversidade com a ampliação das Reservas Particulares do Patrimônio natural (RPPN); e implantação de uma rede de educação ambiental, tendo como base de formação a qualificação da Agenda 21 e a implantação do Centro de Referência Ambiental.

 

Parceria: Município de Silva Jardim

 

Download do projeto  

Nas Ondas do Capivari
bottom of page