top of page
Artigos e estudos - Onda Verde
Artigos e estudos

A Onda do Conhecimento para um futuro mais sustentável

Conheça algumas reflexões, estratégias e propostas concretas sugeridas para preservação do bioma Mata Atlântica com apoio da Onda Verde.

página 2 de 4

Novo registro, hospedeiros e localidades do ácaro de morcego do gênero Chirnyssoides (Acari, Sarcoptiformes, Sarcoptidae) (original em inglês)

LOURENÇO, Elizabete C.; PINHEIRO, Michele da C.; FACCINI, João Luis H.; FAMADAS, Kátia Maria

Chirnyssoides está associado às bordas anteriores e posteriores das membranas das asas de morcegos. Sua distribuição é restrita a alguns países da América Central e do Sul. O objetivo deste trabalho foi registrar Chirnyssoides amazonae em Carollia perspicillata no Estado do Rio de Janeiro, bem como apresentar uma lista de hospedeiros e localidades para Chirnyssoides.

Plantas medicinais como recurso terapêutico em comunidade do entorno da Reserva Biológica do Tinguá, RJ, Brasil – Metabólitos secundários e aspectos farmacológicos

OLIVEIRA, Luciana S. de; MUZITANO, Michelle F.; COUTINHO, Marcela A. S.; MELO, Giany O. de; COSTA, Sônia S.

A Reserva Biológica do Tinguá, Rio de Janeiro, possui uma rica biodiversidade de Mata Atlântica. Um levantamento foi realizado em uma comunidade do entorno desta Reserva, de forma a contribuir para o resgate e a preservação da sabedoria popular da região sobre o uso de plantas medicinais.

Plantas medicinais e a extensão universitária como estratégia de fortalecimento de uma cooperativa de agricultores no Leste Fluminense

NASCIMENTO, Ronald de F.; NUNES, Vitória B. C.; DIAS, Flávia dos S.; MARQUES, Jamylle M.; MACHADO, Thelma de B.

Neste trabalho são descritas as atividades do Grupo PET Farmácia Viva junto a comunidades de agricultores familiares da Cooperativa UNIVERDE de Nova Iguaçu-RJ, e as diversas dificuldades para prosseguir com suas atividades agrícolas em modelo agroecológico após o encerramento do Programa de Agricultura Familiar sobre Dutos da Transpetro, em 2008.

UAV-based Tree Height Estimation in Dense Tropical Rainforest Areas in Ecuador and Brazil (original em inglês)

REDER, Stefan; Waßermann, Lilli; MUND, Jan-Peter

The aim of this study was to develop an easily applicable, cost-efficient workflow for tree height estimation in remote, inaccessible rainforest areas in Ecuador and Brazil. Structure from Motion (SfM) was combined with a digital terrain model (DTM) from the Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) to complement relief information from photogrammetric point clouds (PPC) which represent the upper canopy layers.

Avaliação técnica de Planos Municipais de Saneamento Básico da Baixada Fluminense: um estudo de caso para dois municípios

BRITO, Juliana C. M.; ARAUJO, Natalia B. D.

Monografia (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.

O objetivo deste trabalho é avaliar criticamente os Planos Municipais de Saneamento Básico de dois municípios da Baixada Fluminense, São João de Meriti e Nova Iguaçu.

Análise das condições de desempenho e acessibilidade no reuso de contêineres para fins de comércio e serviços

BUENO, Camila Aparecida P.

Dissertação (Mestrado em Construção Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.

O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise das condições de desempenho e acessibilidade no reuso de contêineres em estabelecimentos comerciais e de serviços na construção civil por meio de questionários aplicados aos usuários, que teve como base as normas de desempenho e sustentabilidade vigentes.

Avaliação da exo-exérgia da comunidade de macroinvertebrados como indicadora da qualidade ecológica de rios da Mata Atlântica

SILVA, Rafael D. da.

Dissertação (Mestrado em Biodiversiade e Saúde) – Pós-Graduação do Instituto Oswaldo Cruz, 2017.

O presente estudo teve como objetivo, descrever a tendência temporal das eco-exérgias e analisar seu potencial como indicadora de impacto em comunidades de macroinvertebrados em um gradiente de impacto em rios tropicais da Floresta Atlântica no sudeste brasileiro.

bottom of page