top of page
Artigos e estudos - Onda Verde
Artigos e estudos

A Onda do Conhecimento para um futuro mais sustentável

Conheça algumas reflexões, estratégias e propostas concretas sugeridas para preservação do bioma Mata Atlântica com apoio da Onda Verde.

página 1 de 4

A contribuição das iniciativas municipais para criação e gestão de reservas particulares do patrimônio natural – RPPNS no estado do Rio de Janeiro, Brasil.

MACHADO, Mariana; PACHECO, Roberta G.; MONSORES J., José L.

O artigo analisou os marcos legais sobre RPPN aprovados por oito municípios fluminenses, sob os seguintes aspectos: conformidade com as normas federal e estadual; segurança jurídica; inovação dos incentivos às RPPNs e efetividade na aplicação da legislação.

Composition of bat assemblages (Mammalia: Chiroptera) in tropical riparian forests
(original em inglês)

LOURENÇO, Elizabete C.; GOMES, Luiz Antonio C.; PINHEIRO, Michele da C.; PATRÍCIO, Priscilla Maria P.; FAMADAS, Kátia Maria

Various studies have focused on the richness and abundance of bats in tropical forests and how the composition of these forests affects bat assemblages, but there are few studies on the relationship of bats with riparian forests. The aim of this study was to ascertain the differences among bat assemblages of three riparian forest areas of the Tinguá region, state of Rio de Janeiro, Brazil.

Correlação entre as condições morfofisiológicas do hospedeiro e fatores abióticos ambientais com a prevalência e intensidade de moscas (Streblidae) em Artibeus Leach, 1821 (Phyllostomidae) (original em inglês)

PATRÍCIO, Priscilla Maria P.; LOURENÇO, Elizabete C.; FREITAS, Aline Q.; FAMADAS, Kátia Maria

O objetivo deste estudo foi correlacionar as taxas de parasitismo de Streblidae com temperatura e umidade, sexo, idade e condução reprodutiva dos morcegos Artibeus na Reserva Biológica do Tinguá e em duas áreas dentro da zona de amortecimento, localizadas em Nova Iguaçu (RJ).

Escola e comunidade no reconhecimento e no planejamento de ações de educação ambiental municipal: a experiência do município de Mesquita/RJ

SANTOS, Ana Maria M.; CARDOSO, Cristiane; BEZERRA, Carla Andreza M.

Este artigo apresenta recorte da pesquisa participativa realizada durante o processo de construção coletiva do Programa Municipal de Educação Ambiental do Município de Mesquita, Rio de Janeiro.

Gerenciamento de bacias hidrográficas – estudos de caso da bacio hidrográfica do Rio Iguaçu no município de Nova Iguaçu

MIRANDA, Alexandre S.

Este artigo consiste na regularização de informações sobre as principais intervenções realizadas na Bacia do rio Iguaçu, bem como na sua análise à luz da educação ambiental, visando contribuir para uma gestão integrada a ser implantada nessa bacia.

Germinação de Mimosa bimucronatha (DC.) Kuntze em função do beneficiamento das sementes

OLIVEIRA, Thaís A. de; SANTOS, Thainá A. dos; ROCHA, Vivian P.; FRANÇA J., H. M. de; ANDRADE, Iamara da S.

O objetivo deste estudo foi avaliar o percentual de germinação de Mimosa bimucronatha (DC.) Kuntze, conhecida como maricá, quando beneficiada e semicopulada.

Levantamento de enteroparasitos em morcegos através da técnica de centrífugo flutuação (Mammalia chiroptera) em área de floresta tropical

PINHEIRO, M. da C.; RIBEIRO, Carla Carolina D. U.; LOURENÇO, Elizabete C.; LANDULFO, Gabriel A.; LUZ, Hermes R.; FAMADAS, Kátia Maria; RODRIGUES, Maria de Lurdes de A.

Verificou-se a frequência de enteroparasitos em morcegos pertencentes a cinco espécies da família Phyllostomidae capturados em três diferentes áreas de estudo, localizadas na Vila do Tinguá, Nova Iguaçu (RJ), nos limites sul da Reserva Biológica do Tinguá,. Este é o primeiro estudo para pesquisa da fauna enteroparasitária em morcegos utilizando a técnica de centrifugo-flutuação.

bottom of page