top of page
Restauração Florestal Onda Verde
Restauração Florestal

Árvore plantada = qualidade de vida

A Onda Verde sempre desenvolve ações inovadoras e integradas para restaurar e conservar paisagens e florestas em áreas degradadas na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Com apoiadores como você, podemos construir um futuro melhor:

  • Reintrodução de espécies extintas.

  • Conservação da biodiversidade.

  • Manutenção de serviços ambientais com base na conservação de recursos como água, solo e clima.

  • Combate ao aquecimento global.

  • Conscientização da sociedade sobre a importância da recomposição florestal.

  • Geração de empregos diretos, entre reflorestadores, viveiristas e técnicos em educação, com a capacitação de mão de obra local para o preenchimento dessas vagas.

Estratégias para Reflorestamento, restauração vegetal e recuperação de paisagens

Com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, atendemos empresas e pessoas que tenham responsabilidade com o meio ambiente e queiram contribuir para a neutralização das emissões de carbono, a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade.

Oferecemos os seguintes serviços:

banco de plantios

PLANO DE MANEJO

 

A partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social, a Onda Verde elabora Plano de Manejo, produzindo um documento que estabelece normas, restrições e ações a serem desenvolvidas para o manejo dos recursos naturais.

MONITORAMENTO FLORESTAL

 

Mapeamento das áreas restauradas para acompanhar o desenvolvimento das espécies plantadas e a ocorrência de perdas e\ou incêndios florestais.

ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE PRAD

 

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad) é um Estudo Ambiental com uma série de programas e ações que permitem minimizar o impacto ambiental causado por determinada atividade ou empreendimento.

BANCO DE TERRAS

 

Sua empresa também pode utilizar nossos bancos de áreas públicas e privadas para plantio.

INVENTÁRIO
FLORESTAL

 

Base para o planejamento do uso dos recursos florestais, possibilita caracterização de determinada área e conhecimento quantitativo e qualitativo das espécies que a compõe. Com ele, elabora-se plano de manejo e exploração florestal, formulam-se políticas de conservação, desenvolvimento e uso dos recursos florestais.

PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA

 

A restauração florestal com espécies nativas é caminho para o manejo consciente, a valorização da biodiversidade e o potencial econômico dos produtos naturais e próprios da região, criando capital natural para combater o desafio climático, enriquecer e proteger recursos hídricos com ganhos sociais.

MEDIDAS COMPENSATÓRIAS

 

Com o objetivo de reduzir ou eliminar os impactos negativos, consequências da implantação, operação, manutenção ou desativação de determinado empreendimento, a Onda Verde desenvolve e aplica medidas compensatórias, principalmente as que envolvem custos sociais que não podem ser evitados ou uso de recursos ambientais não renováveis.

Estrutura

CENTRO DE PRODUÇÃO DE ESPÉCIES FLORESTAIS
DA MATA ATLÂNTICA

Com capacidade para produzir 500 mil mudas/ano, que abastecem os projetos de restauração florestal, tem casa de vegetação, área de aclimatização, galpão de produção de substrato, beneficiamento e armazenamento de sementes.

 

É também um instrumento de apoio pedagógico às atividades de educação ambiental, sensibilizando estudantes para o papel de agentes na preservação ambiental.

CENTRO DE PESQUISA DA MATA ATLÂNTICA (CPMA) / LABORATÓRIO DE ECOLOGIA E RESTAURAÇÃO
DE ÁREAS DEGRADADAS (LERAD)

Local de produção e sistematização de conhecimentos sobre ecologia, restauração de áreas degradadas, conservação e/ou restauração da biodiversidade, processos de licenciamento ambiental. Tem como foco:

 

  • Conservação de espécies vegetais regionais e estabilidade de reflorestamento heterogêneo induzido.

  • Produção de mudas florestais nativas da Mata Atlântica.

 

No Lerad, a pesquisa envolve condições físicas do substrato que será recuperado, caracterização hidroclimática das áreas e aspectos socioeconômicos.

VIVEIRO EDUCADOR

Em uma área de 240m², crianças e jovens de escolas públicas e particulares aprendem sobre germinação e repicagem de mudas, limpeza de substrato, e compreendem a importância das florestas, da recuperação das nascentes, da preservação dos lençóis freáticos, da qualidade do ar e outros benefícios ambientais.

bottom of page