Restauração de 130 hectares de Mata Atlântica em áreas da Reserva Biológica do Tinguá (Rebio), localizada no município de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro.

O projeto de Desenvolvimento Agroecológico teve por objetivo a capacitação participativa de agricultores familiares em 20 propriedades do município de Mesquita e a formação de Agentes de Desenvolvimento Agroecológico para difusão de experiências com práticas agroecológicas no bioma da Mata Atlântica.

O Projeto teve como objetivo geral contribuir para a recuperação, a manutenção e a conservação da biodiversidade local por meio de ações efetivas, que possibilitaram a modificação de valores da comunidade, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.

O projeto Centro de Ecologia e Educação para Economia Criativa é um espaço sustentável, criativo e colaborativo. Foi criado para a construção de diálogos capazes de motivar mulheres de todas as idades que desejam se tornar empreendedoras no mundo da economia criativa, construindo novos caminhos na luta por seus direitos e pela preservação do planeta.

O Programa de Conservação da Mata Atlântica de Paracambi realizou, nas duas fases do projeto, ações voltadas para o fortalecimento da preservação e recuperação da Mata Atlântica, tendo como base metodologia participativa que envolveu diversas esferas do poder público e das comunidades.

O projeto teve por iniciativa os preceitos das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o milênio, reunindo atividades de geração de renda, preservação ambiental e preconizando a parceria entre setor público e privado para o desenvolvimento de tecnologias na Comunidade de Pescadores de Marcílio Dias.

O projeto teve por objetivo a recuperação e preservação da mata ciliar nas margens do rio São João e da nascente do Bananeira, promovendo a melhoria da qualidade das águas e, consequentemente, da vida da população; o fortalecimento do modelo de gestão ambiental municipal; a preservação da biodiversidade com a ampliação das Reservas Particulares do Patrimônio natural (RPPN); e implantação de uma rede de educação ambiental, tendo como base de formação a qualificação a Agenda 21 e a implantação do Centro de Referência Ambiental.

O projeto propôs ações integradas para informação, educação, comunicação, capacitação e inclusão digital em um processo estratégico de prática da sustentabilidade no dia a dia. Apresentou um modelo de Educação Ambiental, que integrou teoria e práticas cotidianas, para a a capacitação de educadores e estudantes da rede pública de ensino, possibilitando maior disseminação de informações relevantes sobre a conservação e preservação do meio ambiente.

Projetos e Programas

A Onda Verde atua em diversos municípios com ações de educação ambiental, restauração florestal, apoio a pesquisas científicas, construções sustentáveis e fortalecimento de políticas públicas do setor ambiental para preservar a Mata Atlântica e os ecossistemas urbanos através dos seus projetos. Todas as ações visam à modificação de valores e de comportamentos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das pessoas e diminuição de impactos gerados no ambiente. Confiram os projetos já realizados e em execução.

Realizados Em Execução

Cursos

  • Curso Teste 1
  • Curso Teste 2
  • Curso Teste 3
  • Curso Teste 4

Contato

 (21)  2779-4563

 ondaverde@ondaverde.org.br

Copyright © 2017 Entidade Ambientalista Onda Verde. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.