A Entidade Ambientalista Onda Verde foi criada, em 25 de janeiro de 1994, por um coletivo de jovens ambientalistas que buscavam construir um mundo melhor. Desde sua fundação, a instituição luta pela implantação de políticas públicas que sejam capazes de contribuir para a qualidade de vida da população da Baixada Fluminense, onde estão as raízes desse coletivo.

2015 a 2016

Construção do Centro de Economia Criativa, local onde se desenvolve projetos para as jovens da comunidade no campo do empoderamento feminino e na formação para novas oportunidades no mundo da economia criativa. Um prédio sustentável, com vocação para a educação para a sustentabilidade. Plantio de 329 mil mudas nativas de Mata Atlântica – Projeto Floresta Rio D’Ouro. Plantio de 6 mil mudas nativas de Mata Atlântica na Reseva Biológica Municipal, no Parque do Equitativa, no miunicipio de Duque de Caxias.
2013 a 2015

Plantio de 250 mil mudas nativas de Mata Atlântica; atividades de educação ambiental para 35.000 estudantes do ensino fundamental e médio e capacitação de 500 educadores da Baixada Fluminense - Projeto Cuidando das Águas. Plantio de 4.240 mil mudas nativas de Mata Atlântica, no município de Seropédica. Plantio de 49 mil mudas nativas de Mata Atlântica, no município de Queimados. Plantio de 10 mil mudas nativas de Mata Atlântica, no município de Paracambi, no Parque Municipal do Curió.
2012 a 2014

Plantio de 1.500 mudas nativas de Mata Atlântica – Projeto Floresta Corporativa. Plantio de 14.000 mudas nativas de Mata Atlântica – Projeto Plantemos para o Planeta – Yves Rocher. Plantio de 10 mil mudas nativas de Mata Atlântica – MRS
2011 a 2012

Produção de 200 mil mudas nativas de Mata Atlântica; plantio de 100 mil mudas; atividades de Educação Ambiental para 20.000 estudantes do ensino fundamental e médio, da rede pública de ensino e capacitação de 1.500 educadores, da Baixada Fluminense – Projeto Cuidando das Águas.
2010

Realização de atividades de capacitação – Grupo Focal, com educadores, diretores e coordenadores pedagógicos, dentro do Programa de Educação Ambiental, do empreendimento Arco Metropolitano. Construção do Centro de Produção de Mudas para ampliar o fornecimento de mudas para os diversos projetos de restauração florestal.
2008 a 2009

A Entidade Ambientalista Onda Verde foi classificada em 1º lugar na “categoria Comunidade”, com o Projeto Cuidando das Águas, no 7º Prêmio Ouro Azul. Plantio de 250 mil mudas nativas de Mata Atlântica em áreas degradadas,e 50 mil mudas de palmito pupunha em pequenas propriedades rurais, do bairro de tinguá.- Projeto Centro Integrado de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis – Cuidando das Águas.
2006 a 2007

A Onda Verde recebe o 1º Prêmio Brasil de Meio Ambiente, na categoria “Melhor trabalho de Educação Ambiental”. Fortalecimento das ações voltadas para a restauração florestal com diversas equipes de campo atuando no plantio de 100 mil mudas; Reforma do Horto Municipal Chico Mendes e construção do quiosque de Educação Ambiental para estudantes do ensino fundamental. Estas ações foram realizadas no município de Paracambi, na Baixada Fluminense.
2004 a 2005

Realizamos atividades de Educação Ambiental para 16 municípos, contemplando 33.500 estudantes da rede pública de ensino, entre Cachoeira Paulista e Adrianópolis, com o Projeto Caravana da Ecologia.
2003

Construção do Centro de Pesquisa da Mata Atlântica para instalação de laboratórios de suporte a projetos de pesquisa e monitoramento de campo de áreas restauradas.
2000 a 2002

Realização de atividades de Educação Ambiental para estudantes dos municípios da Baixada Fluminense.
1999

Após um ano de muito trabalho e colaboração de voluntários, o Centro de Educação Ambiental inicia suas atividades. Hoje, o CEA recebe e atende, em diversas áreas do conhecimento ambiental, mais de 10 mil visitantes por ano.
1998

Com a parceria de diversos atores e patrocinadores, a Onda Verde inicia a construção do Centro de Educação Ambiental (CEA), um espaço voltado para atividades socioambientais.
1997

Nesse ano, a Onda Verde muda de casa, sai do centro da cidade de Nova Iguaçu e passa a atuar diretamente no bairro de Tinguá, tendo como base o barracão da ecologia. Torna-se vizinha de uma das principais áreas de preservação da Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro e do país: a Reserva Biológica do Tinguá.
1996

A produção de alimentos orgânicos para serem utilizados como moeda verde, já que os alimentos eram trocados por materiais recicláveis nos bairros da periferia da cidade de Nova Iguaçu.
1995

Para dar visibilidade à necessidade de se construir ciclovias em Nova Iguaçu, com o objetivo de facilitar o deslocamento seguro dos ciclistas entre os bairros e o centro da cidade, a instituição fez diversos passeios ciclísticos reunindo milhares de jovens de todas as idades. Com sua marca consolidada na cidade e tendo cada dia mais demandas para a realização de projetos, a instituição iniciou parceria com uma fundação da Alemanha, que investiu em dois projetos: A implantação de horta orgânica em uma escola pública, com a proposta de ser um espaço pedagógico para troca de conhecimento e fomento da alimentação saudável para as crianças da escola.
1994

Nasce a Onda Verde com um DNA de luta na defesa do meio ambiente. Inicialmente, suas atividades estavam focadas na batalha pela conservação das áreas verdes existentes na Baixada Fluminense, na implantação de ciclovias e nos atos públicos em defesa do meio ambiente.

Projetos e Programas

A Onda Verde atua em diversos municípios com ações de educação ambiental, restauração florestal, apoio a pesquisas científicas, construções sustentáveis e fortalecimento de políticas públicas do setor ambiental para preservar a Mata Atlântica e os ecossistemas urbanos através dos seus projetos. Todas as ações visam à modificação de valores e de comportamentos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das pessoas e diminuição de impactos gerados no ambiente. Confiram os projetos já realizados e em execução.

Realizados Em Execução

Cursos

  • Curso Teste 1
  • Curso Teste 2
  • Curso Teste 3
  • Curso Teste 4

Contato

 (21)  2779-4563

 ondaverde@ondaverde.org.br

Copyright © 2017 Entidade Ambientalista Onda Verde. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.