Iniciou ontem uma nova Turma do Curso de Fotografia de Natureza do Projeto Pássaro Solto da Onda Verde. O curso segue um modelo de aprendizado baseado em respeito à natureza,as aves, e a desconstrução dos animais em gaiolas, bem como, o desenvolvimento do olhar e liberdade criativa através das lentes.

O Projeto visa proporcionar formação adicional em fotografia de natureza, para jovens em situação de risco, como forma de alternativa de trabalho e renda, além da promoção da desconstrução da cultura da criação de pássaros em gaiolas e como estratégia de educação ambiental.Formando jovens em situação de risco social do bairro Tinguá (Nova Iguaçu/RJ) com conhecimentos avançados sobre fotografia no entorno da Reserva Biológica do Tinguá e da Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu.

A educação ambiental é fundamental para que as pessoas se tornem mais conscientes sobre a sustentabilidade e a importância de construir um futuro mais limpo para as próximas gerações. A adoção de práticas ecologicamente corretas e o incentivo ao uso moderado dos recursos naturais são algumas das medidas básicas propostas pela educação ambiental.

Dia de visita dos consultores do BNDES e da empresa Isolux na sede da Entidade Ambientalista Onda Verde - Centro de Economia Criativa - Prédio sustentável

Hoje nossas crianças colocaram a mão na massa literalmente…….Foi o dia de preparar a composteira . No curso de gastronomia as crianças não só aprendem as receitas saudáveis, mas também aprendem a produzir e criar subsídios para seu próprio alimento, como o preparo da compostagem. 

Nesta segunda, Luis Fernando, membro da Onda Verde e Conselheiro Titular do CONDEMA esteve presente em mais uma reunião do Conselho. Os assuntos discutidos foram: Programa de Coleta Seletiva e suas Ações em curso; Implantação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu; Implantação da Guarda Ambiental Municipal; Câmara Técnica de Saneamento; leitura de Atas; etc.

Neste sábado, ocorreu na Onda Verde o Seminário: MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS - Estudo de caso: Bacia hidrográfica do Rio Iguaçu. O Geógrafo e palestrante Alexandre Miranda abordou temas como manejo e hidrologia da bacia hidrográfica,as características de um rio, as principais bacias brasileiras;etc

 

 

Nossa pratica com os jovens do Projeto Pássaro Solto, ocorreu na Reserva Biológica do Tinguá e os alunos puderam acompanhar o comportamento das aves na natureza. Os alunos aprenderam utilizar os guias de campo para a identificação das espécies encontradas, elaboraram uma lista de espécies e conheceram mais sobre a técnica de utilização do playback. Além dos belos cliques da garotada, os professores Rafael , Igor e Diogo puderam passar um pouco de suas experiências profissionais e como a fotografia de aves é uma importante ferramenta para a divulgação da nossa biodiversidade.

Nesta semana, os jovens do Projeto Pássaro Solto da Onda Verde, tiveram uma grande e importante aula sobre Ornitologia e Fotografia de Aves. Ministrada pelos ornitólogos Rafael Fernandes, professor da FFP- UERJ e Igor Camacho, biólogo e Guia de observação de aves da Canindé Birdwatching, a aula proporcionou aos alunos, além de conceitos fotográficos , a biologia das aves e o comportamento delas na natureza.

Nesta segunda-feira a equipe Onda Verde esteve presente na Reunião da SEMADETUR no auditório da UNIG e apresentou o Projeto Pássaro Solto - Um olhar através da fotografia. O Projeto Pássaro Solto segue um modelo de aprendizado baseado em respeito à natureza, desenvolvimento do olhar e liberdade criativa. O curso de fotografia de natureza para adolescentes traça um ensino que busca unir conceito e prática em atividades dinâmicas seja no estúdio ou em campo que demonstrem o manuseio de câmeras fotográficas e que apurem um olhar através da documentação e percepção da natureza.Desta forma,estabelecendo incentivos à preservação da natureza,e estimulando a participação da comunidade em ações de proteção a Unidade de Conservação que os cerca.

Projetos e Programas

A Onda Verde atua em diversos municípios com ações de educação ambiental, restauração florestal, apoio a pesquisas científicas, construções sustentáveis e fortalecimento de políticas públicas do setor ambiental para preservar a Mata Atlântica e os ecossistemas urbanos através dos seus projetos. Todas as ações visam à modificação de valores e de comportamentos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das pessoas e diminuição de impactos gerados no ambiente. Confiram os projetos já realizados e em execução.

Realizados Em Execução

Cursos

  • Curso Teste 1
  • Curso Teste 2
  • Curso Teste 3
  • Curso Teste 4

Contato

 (21)  2779-4563

 ondaverde@ondaverde.org.br

Copyright © 2017 Entidade Ambientalista Onda Verde. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre liberado sob os termos da Licença Pública Geral GNU.